O ConsultórioFonoaudiologiaServiçosArtigos

HomeA ProfissionalConvêniosLinks ÚteisContatos
 
 

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

Texto aprovado pelo Plenário do CFFa durante a 78ª SPO, realizada nos dias 06 e 07 de março de 2004.

Geralmente quando alguém ouve falar em Fonoaudiologia, logo pensa em troca de letras na fala, gagueira etc. Enganam-se aqueles que resumem esta ciência relativamente nova a problemas apenas da fala. A Fonoaudiologia é bem mais complexa e atua também nas áreas de aprendizagem, deficiência auditiva, voz, comprometimentos psíquicos e neurológicos, linguagem, pesquisa audiológicas, motricidade oral e estimulação precoce em recém nascidos de alto risco.

Comunicação

Ato ou efeito de transmitir  e  receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionais. 

Linguagem

Partindo do enfoque Fonoaudiológico a linguagem humana compreende o estudo de seus instrumentos fundamentais de comunicação como: a voz, a fala, a audição, a escrita, a leitura e as atividades motoras consideradas e avaliadas numa estrutura integral, de maneira unificada a fim de permitir uma visão ampla do indivíduo como um todo, associando sempre ao seu meio social.


Obs: Um dos momentos mais importantes do trabalho é o processo de avaliação para que o paciente possa ser enquadrado de forma correta e responsável em sua patologia.

Fga. Mariza Celia Teixeira de Assis Pinto - CRFa: 5644/RJ
Celulares: 21 99131 7306  ou 21 98614 8522

Rua do Catete, 214 sala 305 - Bairro Catete - Cep: 22220-001 - Telefax: 3796 2363

21  991317306 ou 98614 8522

Próximo ao metrô da Catete ou Largo do Machado

Designer