O ConsultórioFonoaudiologiaServiçosArtigos

HomeA ProfissionalConvêniosLinks ÚteisContatos
 

 

Retorno
Patologias

DISORTOGRAFIA   E  DISGRAFIA 

Retorno
Artigos

 

DISORTOGRAFIA:  Alteração  da escrita caracterizada  pelo   uso   incorreto dos grafemas da  língua e manutenção da individualidade das palavras   manifestadas    de várias formas   como  inversão, acréscimo, substituição  entre outros.
 

Como podemos observar existem erros de ortografia.

DISGRAFIA:  Alteração   na escrita  resultante   de falta de coordenação motora.

Como podemos observar, este texto é de um adulto disártrico.
 Não existem erros de ortografia em si e sim a dificuldade motora da escrita.

 Assim como falar é uma forma de expressão do ser humano, a escrita vem a ser a segunda maior forma de expressão do ser humano.

 A escrita vai acompanhar o indivíduo em todas as áreas e por toda sua vida. Como exemplo, escrevemos bilhetes, relatórios para serem  digitados, assinar e preencher cheques, em suma, a era do computador não tem como substituir    algo de tão pessoal no ser humano. É como se fosse sua marca registrada. E é óbvio que ninguém gosta que esta marca e seu estilo pessoal não possam ser compreendido.

   Mais uma vez a fonoaudiologia, que estuda a comunicação do ser humano se faz presente, como podemos observar e ratificar a escrita   é  uma forma  de comunicação do ser humano.

   Ela pode estar afetada por dois motivos aparentemente parecidos   por apresentarem um aspecto feio da letra   como  os leigos costumam dizer ; mas com causas diferentes e que muitas vezes até se cruzam. mas não são a mesma coisa. São elas a disgrafia e a disortografia.

   A disgrafia é a alteração na escrita resultante de uma falta de coordenação motora. Ela pode ser encontrada em crianças com falhas  psicomotoras e com muita freqüência em adultos que sofrem algum trauma como AVC  , TC,  Síndrome de Parkinson e outras causas.

   Já  a disortografia é uma alteração  da escrita caracterizada  pelo uso incorreto  dos grafemas da língua  e  manutenção  da individualidade   das  palavras    manifestadas de várias formas  como inversão  ,  acréscimos substituição  e outros.     

Fga. MARIZA CELIA TEIXEIRA DE ASSIS PINTO
CRFa: 5644/RJ


Designer