O ConsultórioFonoaudiologiaServiçosArtigos

HomeA ProfissionalConvêniosLinks ÚteisContatos
 

 

 

Falar sobre bruxismo é algo muito amplo,com efeitos múltiplos e causas múltiplas.

A Fonoaudiologia trata do bruxismo com muita competência mas a avaliação da causa, é muito importante,e imprescindível pelos profissionais  responsáveis por esta avaliação.Os profissionais podem ser muitos,  começando pelas  crianças, onde o pediatra que está mais próximo e conhece melhor este paciente do que qualquer outro ele  pode avaliar melhor em termos de saúde o que pode estar acontecendo com este menor, que pode ir de um simples processo de verminose a um processo neurológico.

Já recebi casos em que o menor estando realizando alguma atividade, o ranger de dentes era tão forte que qualquer um ,que estivesse a  1 metro de distância podia ouvi-lo rangendo os dentes.

Cabe ao pediatra o direcionamento dos profissionais especializados da área de saúde para detectar as causas. Quando adulto, seria o nosso dentista ao qual devemos escolhê-lo e fazê-lo nosso pediatra que trata de nossa saúde bucal, pois este vai acompanhar tudo aquilo que você faz na sua arcada dentária, ele conhece bem sua boca e você, principalmente quando temos um profissional competente e que consegue desenvolver um bom relacionamento com o cliente, o que o faz um eterno parceiro.Este também vai direcionar de forma competente os profissionais afins responsáveis por detectar a causa do bruxismo.

No consultório apresentam-se casos muito claros onde o adulto chega a apresentar fala quase que incompreensível. Com o trabalho logo começamos a observar a melhora na clareza da fala , no desenvolvimento da mobilidade desta arcada, com melhoras significativas. Existem casos que nos são enviados por outras causas ,e que no momento seria um dossiê descreve-los, mais que com o desenrolar do trabalho foi detectado bruxismo intenso noturno, e que o paciente nunca havia notado parece impossível não é? Mas é verdade.

São inúmeros casos, lindos por sinal, e que a terapia Miofuncional ( terapia utilizada pelo Fonoaudiólogo em alguns casos) nos traz um fantástico histórico de casos bem sucedidos e descobertas interessantes sobre o bruxismo.Mas cabe lembrar que estas terapias são acompanhadas ,avaliadas e reavaliadas pelo profissional responsável pelo detectar da causa, que como disse pode ser por causas emocionais, neurológicas, ortodônticas, enfim, a pesquisa da causa é sempre muito importante.

Falar sobre Históricos do bruxismo seria indelicado de minha parte já que este assunto é amplamente bibliografado pelos grandes  e competentes profissionais das áreas afins. Por isto mesmo preferi não falar sobre bibliografias e nem pesquisas; e sim informar aos responsáveis e pacientes quais os caminhos a seguir, este é sempre o caminho mais fácil e correto de se chegar a um tratamento de qualidade e bem sucedido.

Mas se preferir pesquisar sobre a patologia, suas possíveis causas, históricos e etc, a bibliografia é vasta com profissionais profundamente competentes.

Fga. MARIZA CELIA TEIXEIRA DE ASSIS PINTO
CRFa:5644/RJ


Designer