O ConsultórioFonoaudiologiaServiçosArtigos

HomeA ProfissionalConvêniosLinks ÚteisContatos
 

 

Retorno
Patologias

Falando sobre alteração da voz

Retorno
Artigos

 DISFONIAS 

“Talvez a princípio um problema de voz possa não parecer tão importante para quem não a use profissionalmente, porem nada mais simplista do que pensar assim”

“Atualmente, o tratamento dos problemas da voz, pertence a uma equipe multiprofissional na qual o laringologista e o fonoaudiólogo formam um núcleo fundamental”

“A voz faz parte da existência do homem representando-o, definindo-o, fazendo-o presente quando ausente e comunicando emoções, desejos vontades e pensamentos.” 

Parágrafos retirados do livro “Avaliação e Tratamento das Disfonias” de Mara Behlau e Paulo Pontes que de forma brilhante apresentaram uma obra onde profissionais da voz e até mesmo leigos conhecem e reconhecem os problemas vocais identificando-os como patologia importante a ser tratada, vale a pena conferir. Chego até considerar difícil outro trabalho, tão completo. 

 Como perceber que existe algum problema com a voz?

Sensação de ardência, dor de garganta, perda de voz ou rouquidão, podem ser sinais de um problema vocal. A consulta com um médico otorrinolaringologista para uma avaliação se faz necessário caso os sintomas persistam. Se houver indicação o médico realizará a indicação de um trabalho fonoaudiológico. 

 Fga. MARIZA CELIA TEIXEIRA DE ASSIS PINTO
        CRFa: 5644/RJ

Bibliografia:
Avaliação e tratamento das Disfonias”
Autores:Mara Behlau e Paulo Pontes


Designer